Dicas

O que é Urban Jungle e como adotar esse estilo na sua casa?

Se você adora novas ideias para decorar a casa, vai gostar de um estilo bastante natural, que usa diversas plantas para criar ambientes.

Traduzido do inglês como “selva urbana”, essa tendência tem se tornado cada vez mais popular e valorizada, na decoração de espaços grandes e pequenos. Por isso, vale a pena você saber o que é Urban Jungle.

Neste post, você vai conhecer as vantagens de adotar esse estilo e conhecer suas características. Além disso, vai descobrir como aplicá-lo em casa com algumas dicas práticas. Boa leitura!

Afinal, o que é Urban Jungle e por que adotar esse estilo?

Em uma rotina cada vez mais agitada, com pouco tempo para o lazer, e menos ainda para se afastar da cidade e entrar em contato com a natureza, sofremos com o estresse.

Buscando quebrar esse cenário e trazer a natureza para dentro de casa, por volta de 2017, arquitetos, decoradores e entusiastas da decoração começaram uma tendência de criar espaços domésticos repletos de plantas e outros elementos naturais. A ideia era melhorar o estilo do ambiente e o bem-estar dos moradores ao criar um verdadeiro jardim em cada espaço — algo que ficou conhecido como Urban Jungle.

Desde então, a tendência se mantém e alcança cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Isso porque, além de ambientes mais naturais e tranquilos, o Urban Jungle é sustentável.

As vantagens de ter plantas em casa

Contar com plantas na decoração não é algo novo, mas no caso do Urban Jungle, elas são o foco e podem influenciar de diferentes formas o ambiente da casa e a vida de seus moradores.

Para começar, a variedade de plantas que existe pode oferecer muitas opções de combinação, criando ambientes únicos, conforme o estilo de cada pessoa.

Além disso, há muito tempo se investiga o poder das plantas em relação ao nosso humor, assim como à nossa saúde física e mental. Assim, diversos estudos têm sido feitos e muitos concluíram, com experiências, que o contato com as plantas tem capacidade de influenciar nosso estado físico e mental, inclusive reduzindo o estresse.

Outro ponto interessante é que algumas espécies são consideradas ideais para ter em casa porque são capazes de melhorar a qualidade do ar. Isso é fundamental para cidades grandes, que têm mais poluição.

Quais são as características do Urban Jungle e como adotá-lo em casa? 

Agora que você sabe o que é Urban Jungle e os benefícios de ter as plantas sempre por perto, é hora de aprender como aplicá-lo em casa. As características principais desse estilo são: 

  • usar plantas de diversos tamanhos e tipos;
  • contar com outros materiais naturais, como a cerâmica e o sisal; 
  • favorecer a luz natural;
  • construir espaços com foco nas plantas, inclusive usando-as como divisória.

Com isso em mente, basta avaliar os cômodos de sua casa e considerar as dicas a seguir para acertar nessa decoração.

Escolha as plantas

A escolha das plantas deve ser feita com cuidado e pensando em cada espaço. Afinal, apesar do conceito de selva, elas não podem ser dispostas de modo a atrapalhar a sua rotina ou dificultar a limpeza da casa.

Outro ponto importante é escolher plantas seguras, que não causem problemas para seus bichinhos de estimação, e que sejam fáceis de cuidar em seu cotidiano.

Defina os espaços

Uma dica fundamental para aplicar o Urban Jungle é definir bem os espaços. A ideia do conceito é ter plantas em todos os cômodos, mas você pode fazer isso conforme o seu estilo. Por exemplo, na cozinha, onde existem vários móveis e eletrodomésticos, pode optar por espécies pequenas.

Já no quarto, sala e sacada, vale apostar em plantas maiores, com cores diferentes. No banheiro, também é possível combinar espécies trepadeiras, para criar um clima de refúgio, como uma cachoeira em meio à mata.

Instale prateleiras e suportes

Para dispor as plantas, o estilo aposta muito em prateleiras e suportes, e você pode fazê-los com qualquer tipo de material. Por exemplo, vale usar paletes e caixas de madeira, bem como tijolos e madeira de construção. Outra opção é colocar as plantas pendendo do teto e criar suportes com os livros, unindo dois estilos de decoração.

Aposte em um jardim vertical

Jardins verticais são conhecidos por ser uma boa solução para apartamentos. Afinal, os espaços horizontais são limitados. Contudo, mesmo se você mora em casa, pode aproveitar a ideia e criar um amplo espaço verde, dando mais personalidade ao Urban Jungle.

Por exemplo, em um corredor de área externa, você consegue pendurar diferentes tipos de plantas, podendo até criar uma espécie de túnel. Já em uma cozinha, vale colocar as plantas que podem servir como tempero, para sempre ter ingredientes frescos.

Na sacada ou varanda, é interessante usar espécies que possam florescer. Por sua vez, na sala, vale pendurar as plantas na vertical ao lado da TV ou até criar uma divisória inteira com elas, para separar os ambientes.

Determine elementos complementares

Como você viu, o Urban Jungle não apenas usa plantas, mas também outros materiais naturais e elementos que remetem à natureza. Nesse sentido, existem muitas opções a explorar.

Por exemplo, quem não tem tanto tempo para cuidar das plantas pode adotar estampas e papéis de paredes com temática floral e tropical para complementar os ambientes.

Outra opção é escolher cores de diversos tons de verde para paredes e em móveis, almofadas e cortinas. Além disso, você pode adotar móveis de madeira, quadros com paisagens, pedras e fontes de água para construir cenários naquele ambiente.

Sabendo o que é Urban Jungle, não tem como você errar. Basta escolher as plantas que melhor atendam aos seus espaços e rotina, definir elementos complementares e soltar a imaginação para criar a sua própria selva dentro de casa. Falando em criação, você pode se inspirar em diversas fontes para adotar esse estilo, desde as redes sociais, como o Pinterest, até livros de arquitetura e, claro, os jardins e praças de sua cidade.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e mostre como as pessoas podem trazer a natureza para dentro de casa!

Fonte: https://uaulimpeza.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *