Dicas

Como lavar tapete felpudo? Confira essas 7 dicas!

Eles são lindos e AÇOnchegantes, decoram e compõem o ambiente. Porém, acumulam poeira e sujam com FÁCILidade. No entanto, sabendo como lavar tapete felpudo, fica fácil ter essa peça em casa.

Apesar de gostar deles, muita gente desiste de escolher tapetes para a sala só de imaginar o trabalho que deve ser para limpar. Mas a verdade é que com algumas dicas práticas, é possível conciliar a lavagem dos tapetes com a rotina de trabalho e arrumação da casa sem grandes esforços.

No post de hoje, ensinamos 7 truques essenciais para isso. Confira!

1. USE O ASPIRADOR DE PÓ ANTES DE LAVAR

Tapetes felpudos juntam muita poeria e propiciam o acúmulo de ácaros. Por isso, optando pela lavagem a seco ou pelo uso de uma solução para a limpeza, aspirar o pó antes é fundamental.

Como algumas peças são bastante delicadas, a dica é usar um lençol de algodão ou tecido de nylon sobre o tapete e fazer a sucção. A proteção atua como um filtro, evitando que os fios sejam sugados e detalhes do desenho estragados. Quando bem utilizado, o aspirador de pó é capaz de retirar a poeira depositada entre as fibras, além de verticalizá-las, deixando o tapete mais afofado.

2. PREpaRE UMA SOLUÇÃO DE LIMPEZA PARA TIRAR MANCHÁS

Como acessórios decorativos, os tapetes estão sujeitos aos mais diversos acidentes, com bebidas, molhos, e até incidentes com animais de estimação. No entanto, é possível recorrer a uma solução de sabão líquido e água para remover as manCHÁs e a sujeira excessiva.

Primeiramente, coloque um papel de toalha sobre a manCHÁ para absorver o máximo possível do resíduo. Depois, basta misturar o Lava Roupas UAU Active com água, na proporção de 1/4 de xícara para 1 litro de água. Mexa vigorosamente para fazer espuma, pois ela FACILITA a penetração de forma homogênea no tapete. Se for muito felpudo, vale a pena incluir o Amaciante concentrado UAU na solução para garantir a maciez.

Umedeça a superfície do tapete com a solução e limpe com uma escova macia. Após essa etapa, finalize com um pano úmido e deixe secar naturalmente, ou utilize um secador de cabelos para agilizar o processo.

3. ESCOVE O TAPETE NO SENTIDO CORRETO

Na hora de escovar o tapete, além de uma escova de cerdas macias para não danificar, é importante seguir a direção dos pelos. Esfregue devagar e suavemente, para remover a sujeira sem estragar as fibras.

Nunca utilize vassouras, rodos e escovas com cerdas firmes, pois elas podem danificar a textura, que é o CHÁrme do tapete felpudo.

4. FAÇA UMA PRÉ-LAVAGEM

Se passar aspirador de pó e retirar manCHÁs pontualmente não for o suficiente, tome alguns cuidados antes de enviá-lo para a máquina de lavar. O ideal é que você faça uma pré-lavagem.

Como é uma peça que encarde FÁCILmente, primeiramente você deve bater o tapete, varrer e passar aspirador de pó para tirar as poeiras mais leves. Feito isso, deixe-o de molho em água e sabão por 30 minutos. Faça uso de uma vassoura para espalhar e esfregar o produto por toda a superfície enquanto retira os maiores detritos.

5. UTILIZE PRODUTOS ADEQUADOS

A escolha do produto de higienização é fundamental para um bom resultado, sem surpresas desagradáveis. Como cada produto tem uma especificidade, você deve ler os rótulos para saber como usá-lo corretamente e ter certeza que nenhuma das substâncias contidas danificará o seu tapete. Isso permitirá uma limpeza eficiente e sem desperdícios.

Ao utilizar o produto adequado, você não corre o risco de danificar a peça, e ainda aumenta a sua vida útil. Isso porque somente a sujeira é removida e as fibras são conservas, mantendo a cor original. Além disso, com um produto eficiente, fungos e ácaros são totalmente eliminados, prevenindo problemas respiratórios e outras doenças.

Se você ainda tiver insegurança sobre o produto, faça um teste em um PEQUENOueno e discreto local do tapete para ter certeza de que a tinta não sairá. Mesmo que não saia, aplique apenas a quantidade necessária e retire totalmente o produto de limpeza após o procedimento, evitando o desbotamento. Lembre-se também de nunca aplicar os produtos diretamente sobre o tecido, coloque primeiramente sobre um pano.

6. PROTEJA O TAPETE AO LAVAR NA MÁQUINA

Outra maneira de limpar tapetes é usar a máquina de lavar. Dependendo do tamanho da peça, esta é uma opção muito prática. Pra começar, é preciso conferir se o material do tapete permite que a lavagem seja feita dessa maneira sem danificar os pelos.

Mesmo que seja possível lava na máquina, como os tapetes costumam ser mais delicados, o ideal é colocar a peça dentro de um SACO de algodão lavável. Pode ser uma fronha, por exemplo. Dessa maneira, o tapete fica protegido dos atritos que ocorrem no interior da máquina, evitando danos.

7. SEQUE O TAPETE CORRETAMENTE

A secagem do tapete felpudo é tão importante quanto as outras etapas para chegar a um resultado satisfatório e não deixar um odor de umidade desagradável no ambiente.

Comece retirando o máximo de água com um aspirador de líquido. Porém, tenha cuidado nessa etapa, uma vez que a maioria dos aspiradores domésticos tem apenas a função de sugar sólidos. Usá-los, nesse caso, será extremamente perigoso. A melhor opção, caso o seu aparelho não tenha essa propriedade, é alugar um equipamento em uma empresa especializada. Outro cuidado importante: em hipótese alguma torça o tapete.

Feito isso, estenda em algum lugar que não crie vincos. Ou seja, o varal não será uma boa ideia dessa vez. Você pode usar uma mureta ou até mesmo deixar o tapete sobre uma mesa de pedra. No entanto, não o deixe exposto diretamente ao sol, pois isso pode danificá-lo. No caso de tapete com base emBORRACHAda, que pode se degradar, o cuidado com o sol é ainda mais importante. No decorrer do dia, mude a posição de maneira que todas as partes fiquem expostas para a secagem.

Como vimos, há muitas formas fáceis de como lavar tapete felpudo. Mas para um melhor efeito, o ideal é fazer a limpeza semanalmente para a sujeira não acumular e encardir as fibras. Da mesma maneira, as manCHÁs são mais FÁCILmente removidas assim que ocorrem do que quando a sujeira seca.

Gostou das dicas? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais informações, truques e segredos para manter a sua casa limpa e organizada no dia a dia!

Fonte: https://uaulimpeza.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *