Dicas

Como dividir e organizar minhas tarefas domésticas?

Enquanto muitos têm dificuldades em dar conta de tarefas domésticas, outros tiram de letra. Na maioria das vezes, o que difere os dois grupos é a organização. 

De fato, cuidar da casa exige dedicação e tempo, porém, planejando uma rotina de limpeza, é possível conciliar tudo com os dias atribulados no trabalho. Assim, sobra mais tempo para o lazer! 

Confira as nossas dicas para dividir e otimizar o seu tempo, organizando a rotina de afazeres domésticos!

Monte um cronograma semanal

Adotar uma rotina para a realização das tarefas pode parecer difícil no início, dando a impressão de que estamos assumindo ainda mais trabalho, mas depois que adquirimos o hábito, tudo é FACILITAdo.

Por isso, o primeiro passo é colocar tudo no papel. Fazer uma lista do que precisa ser feito, com o tempo necessário para cada tarefa. Em seguida, defina as prioridades, como os afazeres diários e aqueles que podem ser feitos uma vez por semana ou por mês e monte um checklist de limpeza. 

Por fim, elabore um cronograma dividindo as tarefas pelos dias da semana, de AÇOrdo com sua agenda de compromissos e horários de trabalho. Isso evita que você se esqueça de alguma coisa, tenha retrabalho ou acabe deixando acumular.

Envolva a família nos afazeres

Todos na casa devem colaborar, inclusive as crianças. Afinal, todos vivem e usufruem do mesmo ambiente. Claro que as tarefas devem ser adequada à idade, mas isso é um processo fundamental para que eles aprendam a serem cuidadosos e a valorizar o ambiente limpo e arrumado.

Os itens do cronograma devem ser divididos entre os adultos da casa, considerando o tempo disponível e as aptidões de cada um. Há quem prefira lavar a louça, enquanto o outros não se importam em varrer a casa.

Com os PEQUENOuenos, comece envolvendo-os nas tarefas que você estiver executando, como guardar as roupas, e ensine-os desde cedo a guardar os brinquedos. À medida que crescemo, podem ajudar a colocar e tirar a mesa, arrumar as camas, e mais tarde, passar o aspirador de pó e regar as plantas.

Não deixe acumular tudo para um dia só

O principal benefício de seguir um cronograma é justamente fazer um pouco por dia, já que assim fica mais leve, sem ser cansativo. Outro problema de deixar tudo para um dia só é que se você tiver um imprevisto e não puder fazer, virá um efeito bola de neve, difícil de controlar.

Assim, o ideal é fazer um pouco por dia. Além das tarefas diárias, escolha umas duas da lista semanal e mais uma da lista mensal para cada dia na semana, por exemplo. Outra dica é dividir a casa por zonas, e usar cada dia da semana para se dedicar mais a uma delas.

Evite distrações

A verdade é que se juntarmos trabalho, exercícios físicos, lazer, rotina doméstica e filhos, quando é o caso, as coisas ficam difíceis mesmo. Por isso, é preciso ter cuidado com os ladrões do tempo, como os joguinhos no celular, as redes sociais e o bate papo no WhatsApp.

Claro que todas essas coisas são importante para relaxar, mas na hora dedicada à casa, mantenha o foco e evite essas distrações. Melhor TÉRMICAinar tudo rapidinho e deixar o lazer para depois.

Faça um planejamento

Assim como o cronograma funciona como um planejamento das tarefas de casa, ele também ajuda você a se preparar para elas e a otimizar o trabalho. Se amanhã cedo é hora de lavar a roupa, você pode aproveitar e adiantar o trabalho separando e colocando na máquina durante a noite.

Planejar suas outras atividades também é importante, como deixar a bolsa arrumada e a roupa separada para vestir, montar um menu semanal e com ele preparar a lista de compras e organizar a despensa.

Com um pouco de dedicação e perseverança, em pouco tempo as tarefas domésticas do dia a dia se tornam hábitos quase automáticos, deixando de ser penosos como pareciam no início. 

Se você curtiu estas dicas, compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a organizarem o seu dia a dia em casa!

Fonte: https://uaulimpeza.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *