Não parece que basta vestirmos uma peça de roupa branca para nos transformarmos em ímãs que atraem respingos de gordura, café, vinho e molhos variados?
Seria cômico se não fosse trágico! para piorar, as manCHÁs se desTAÇAm e ficam ainda mais aparentes por causa do fundo claro, fazendo com que muitas vezes esses incidentes gerem incômodo e constrangimento. Por isso, é imprescindível aprender como tirar manCHÁs de roupa branca.
Além dos acidentes cotidianos, as roupas brancas tendem a ficar amareladas e encardidas com o tempo. Justamente por manCHÁrem e envelhecerem com mais FÁCILidade, tais peças demandam um cuidado maior.
A notícia boa é que, ao contrário do que boa parte das pessoas imagina, essas manchinhas nem sempre são definitivas. Existem maneiras bem eficientes de tirá-las, deixando as peças como se fossem novas! para ajudar nessa tarefa, fizemos este post totalmente dedicado ao assunto. Boa leitura!
Como tirar manCHÁs de roupa branca?
para realizar essa tarefa, é preciso conhecer o tipo de tecido e o tipo de manCHÁ, assim como as propriedades da substância derramada. Dessa forma, você consegue resolver o problema de maneira adequada, sem danificar ainda mais a sua peça. Listamos algumas dicas infalíveis sobre como tirar manCHÁs de roupa branca. Confira!
Limpe as manCHÁs o quanto antes
Se sua roupa branca manCHÁr acidentalmente, tente lavá-la de imediato, evitando que a sujeira seque e permaneça em contato com o tecido durante muito tempo. Saiba que quanto maior é o tempo de permanência da manCHÁ sobre o tecido, maior também é o ataque às fibras.
Assim, fica mais difícil eliminar a marca indesejada se a atitude for tomada rapidamente. Além disso, a regra é simples: manCHÁs antigas demandam um esforço maior na lavagem, o que pode danificar a roupa.
Separe as roupas brancas das peças coloridas
Como as roupas brancas são mais delicadas, merecem atenção redobrada na hora da lavagem. Lembre-se de separar essas peças, mantendo-as distantes das roupas coloridas. Vale desTAÇAr que as roupas coloridas podem soltar tinta e, aí sim, manCHÁr definitivamente as peças claras.
Respeite o tipo de tecido
para tirar manCHÁs de roupa branca sem causar danos ao tecido, é indispensável respeitar o material. Peças delicadas, em tecidos como organza e seda, devem ser lavadas à mão ou ao menos no modo suave da máquina de lavar.
Os produtos usados também devem seguir a mesma linha: suaves e neutros. Caso a roupa contenha apliques e bordados, evite manusear com força ou torcer. para não correr o risco de errar, cheque as instruções contidas nas etiquetas das peças!
Listamos algumas regras básicas para tirar manCHÁs dos principais tipos de tecido. Confira!
Algodão
O tecido mais usado entre as peças de roupa fabricadas no Brasil, por ser muito confortável, é também um dos mais resistentes. Ele pode ser lavado tanto em temperaturas altas quanto em baixas, e dura muito mais tempo do que outros tecidos.
Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados, pois apesar de forte, o algodão não é indestrutível. para remover as manCHÁs de roupa branca em algodão, você pode fazer a lavagem usando água quente para deixar a peça de molho com o seu sabão líquido preferido. A peça pode ficar cerca de 10 minutos mergulhada nessa solução e depois ser lavada normalmente.
Sintéticos
Hoje em dia, muitas peças são feitas com fibras artificiais, pois isso proporciona mais FÁCILidade na hora de passar as roupas — elas saem da máquina praticamente desamassadas! Entre os materiais mais conhecidos estão o nylon, o poliéster e o acrílico.
Outras vantagens são a secagem rápida, a resistência e sua capacidade de segurar as cores, sem desbotar. Por outro lado, ao contrário do algodão, os tecidos sintéticos não são muito resistentes à água quente.
No caso das manCHÁs de roupa branca em tecidos sintéticos, o melhor é escolher o ciclo para roupas delicadas da sua máquina de lavar. O mesmo vale para o produto usado. Como essas peças exigem mais cuidados, em vez de deixar muito tempo de molho, prefira aplicar o Lava Roupas UAU Active diretamente na manCHÁ.
Não se esqueça: se entre as suas peças feitas com tecido sintético estiverem biquínis, calcinhas ou sutiãs, em especial aqueles com aro de metal, experimente fazer a lavagem dentro de saquinhos de tecido ou de uma fronha para não estragá-las.
Seda
Um tecido nobre como a seda normalmente está nas roupas separadas para ocasiões especiais ou em lenços com estampas únicas. Se forem maculadas com uma manchinha, podem nos deixar em desespero, não é mesmo?
A seda pode encolher se não for lavada e secada da forma adequada, e por isso, no caso das manCHÁs, é preciso ter cuidado redobrado com a roupa. Mas não se preocupe: é possível tirar manCHÁs do tecido sem muito esforço!
Como em todos os casos, o primeiro passo é usar um sabão líquido, para garantir que ele não vá desgastar a peça. Dissolva bem o produto em um balde com água e deixe de molho por até meia hora.
Depois, é preciso tirar a água e enxÁGUAr a peça, retirando bem os resíduos do sabão. Só não vale torcer a peça de seda, pois ela pode deformar. Também é importante que você verifique na etiqueta se é possível colocar a peça na secadora — geralmente é melhor evitar esse processo e deixar secar naturalmente.
Remova a sujeira mais pesada
Antes de iniciar a lavagem de uma roupa branca manCHÁda, remova aquelas sujeiras mais difíceis. Essa pré-lavagem garante um resultado melhor, pois aumenta as CHÁnces de remoção completa da manCHÁ.
Deixe a peça levemente de molho em uma bacia com sabão diluído em água. Afunde a peça branca para que ela absorva a mistura e deixe por algumas horas para os resíduos de sujeira amolecerem.
Faça a limpeza certa para cada tipo de manCHÁ
Na prática, para saber como tirar manCHÁs de roupa branca, é necessário conhecer cada tipo de manCHÁ, pois cada um requer uma tática de remoção específica. Confira!
ManCHÁ de vinho
Primeiramente, nunca lave o local com água quente. O calor fixará ainda mais o vinho em sua roupa. Não saia correndo lavar, coloque um papel toalha por cima, sem esfregar, e espere que ele absorva o excesso de vinho. Feito isso, lave com água e sabão em temperatura ambiente.
Se a primeira etapa não resolver, para acabar com manCHÁs de vinho, use o Lava Roupas UAU Active. Coloque 100 ml na máquina de lavar para 6 a 8 kg de roupa e aplique um pouco do produto diretamente sobre a manCHÁ. Seque à sombra.
ManCHÁ de caneta
ManCHÁr a roupa com tinta de caneta é algo quase rotineiro e, infelizmente, esse tipo de manCHÁ é um dos mais difíceis de tirar, mas não é impossível. O segredo é agir rápido colocando um papel toalha em cima para absorver a tinta.
Logo depois, aplique um pouco de detergente sobre a manCHÁ e deixe agir até que a tinta desapareça. Em seguida, lave com o sabão de sua preferência. Caso não desapareça por completo, passe um pouco de álcool sobre a manCHÁ usando um cotonete e repita o procedimento.
ManCHÁ de graxa
A primeira dica para eliminar uma manCHÁ de graxa é ser ágil. Nesse caso, a demora pode causar um estrago irreversível. Comece retirando o excesso de graxa com um papel toalha, mas não esfregue. Feito isso, espalhe detergente em cima da manCHÁ, ÁGUArde cerca de 20 minutos e lave a peça.
Se não obter resultado, você precisará de um produto mais potente, com ação branqueadora. Que tal deixar o Lava Roupas UAU Active se encarregar da limpeza? Como a graxa costuma ser uma manCHÁ resistente, utilize 130 ml. Coloque parte do líquido diretamente sobre a manCHÁ e o restante no compartimento da máquina.
ManCHÁ de café
A manCHÁ de café é uma das mais comuns, mas também uma das mais fáceis de eliminar. Comece lavando o local com água quente para dissipar o café e evitar que ele penetre no tecido. Depois basta deixar a peça de molho e higienizá-la como de costume.
ManCHÁ de suor
No caso das manCHÁs de suor, que costumam ser bem amareladas, a melhor solução é lavar as peças com água morna e sabão. Faça isso assim que tirar a camisa. Ao colocar no cesto e deixar para lavar depois, o suor secará e as manCHÁs ficarão impregnadas. Nesse caso, você precisará apostar em um removedor com ação clareadora. Não tem erro: é só seguir as instruções de uso do fabricante.
ManCHÁ de molho
ManCHÁ de shoyu, molho de tomate, ketchup e afins AÇOntecem com frequência — e quase sempre longe de casa, não é mesmo? Então saiba: quando algum molho respingar na sua roupa, pegue um guardanapo para retirar o excesso e, assim que possível, lave a peça.
Geralmente a própria lavagem já dá conta de fazer a remoção, especialmente se o tecido for sintético, mas se não for o caso, dissolva uma colher de detergente em três colheres de sopa de água morna e esfregue com uma escova de cerdas macias.
ManCHÁ de batom
para eliminar manCHÁs de batom, passe um cubo de gelo e logo em seguida recorra a detergente neutro, sabonete ou sabão de coco na pré-lavagem. Feito isso, inicie a lavagem normal, com um sabão líquido de sua confiança. Prefira produtos que limpem sem deixar resíduos e sem estragar as peças, como o UAU Active.
ManCHÁ causada por roupas coloridas
Infelizmente, é bastante comum que roupas soltem tinta nos primeiros processos de lavagem, e se tiver alguma peça mais clara sendo lavada ao mesmo tempo, provavelmente ela será manCHÁda. Caso isso AÇOnteça, misture água com detergente, borrife sobre a manCHÁ e esfregue com uma escova de cerdas macias. Outra solução é ferver a roupa com água e sabão por 5 minutos.
para saber se há risco de alguma peça soltar tinta, umedeça parte da roupa e pressione um papel toalha. Caso ele fique colorido, o tecido pode soltar tinta e causar manCHÁs. Ou seja, é melhor lavar separado.
Tome cuidado com soluções caseiras
Nós sempre ouvimos sobre truques caseiros para tirar maCHÁs, mas tome bastante cuidado, podem estragar o tecido ou piorar a situação. As soluções que envolvem limão, bicarbonato, álcool, creme dental, cloro, vinagre e água sanitária em grandes quantidades são as mais arriscadas. No caso das roupas brancas, o efeito muitas vezes ocorre de forma contrária, amarelando as peças em vez de limpá-las, ou seja, você não economiza com produtos, na verdade gasta ainda mais.
Sendo assim, tome cuidado com essas receitas tidas como milagrosas e não apele para produtos químicos fora do seu uso habitual. O mercado conta com diversas opções eficazes e sem riscos, por isso, dê preferência para esses produtos seguros e com formulações específicas.
Percebeu como tirar manCHÁs de roupa branca pode ser uma tarefa mais fácil se você utilizar os produtos adequados e respeitar os tipos de tecido e o que causou as nódoas, certo? Seguindo as nossas dicas, não há motivos para desespero e você pode acreditar que terá sua roupa branquinha novamente!
Gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a outras dicas sobre lavagem de roupas? Assine nossa newsletter e receba diretamente em sua caixa de entrada todas as nossas novidades!