Se você dá aquela “empurradinha” com o quadril para FECHAr a gaveta da sua cozinha, vive se cortando procurando o pegador de salada que está ao lado da faca ou perde um tempão revirando tudo para procurar algum utensílio, esta matéria é pra você!
Os velhos hábitos
Algo bastante comum que observo nas residências que atendo é uma despreocupação com a gaveta da cozinha, a ideia que os utensílios ficam nas gavetas faz com que as pessoas não se preocupem com a organização dentro delas, afinal, a CONCHA do feijão está dentro da gaveta, não vai fugir, então, ela é simplesmente jogada lá sem nenhum critério.
Esta despreocupação acaba sobrecarregando as gavetas, principalmente com acessórios de eletrodomésticos de pouca frequência de uso. Então, o primeiro passo é avaliar seus hábitos ao cozinhar e tentar deixar nas gavetas o que realmente é usado no dia a dia e também o que pode estar impedindo a gaveta de ser bem organizada por causa do excesso. Exemplos: lâminas ou espátulas e pás de batedeira, desloque para outro espaço na própria cozinha ou até fora dela quanto menos frequente for o utensílio.
Uma dica é deixar itens de pouco uso dentro de uma caixa plástica, mas, com o cuidado de deixar separado em embalagens de TNT ou SACOs identificando à qual eletrodoméstico pertence. Outra alternativa é deixar os acessórios extras dentro do próprio aparelho.
Organizando os utensílios do dia a dia
Feita a triagem inicial para retirar o excesso de utensílios de pouco uso, não custa também dar uma reavaliada naquilo que ficou e fazer o famoso desapego. Sabe aqueles utensílios duplicados sabe-se lá por quê? Podem ser doados!
Já dei esta dica aqui, mas vale relembrar… Tente separar seus utensílios por tamanho e principalmente função. Você vai encontrá-los muito mais rápido pode ter certeza! Separe o que é por exemplo:
- Preparação: facas, descascador de legumes, espremedor de alho, abridor de lata, etc
- Execução: colher de pau ou silicone, escumadeira, etc
- Servir: CONCHA do feijão, pegador de salada e sorvete, etc.
Se está planejando uma cozinha nova, deixe os talheres próximos à mesa. Não tem que ficar obrigatoriamente ao lado do fogão, também não é necessário que fiquem na primeira gaveta, caso isso não seja possível, afinal de contas, você não usa garfo para preparar o alimento.
Invista em organizadores longos ou que permitam fazer uma subdivisão na gaveta de utensílios, não deixe itens PEQUENOuenos soltos, use PEQUENOuenas cestas vazadas para organizá-los. Divisórias ajustáveis ajudam muito fazendo esta separação dentro das gavetas ou as práticas barras organizadoras de parede.
Vale também usar a criatividade aproveitando latas e potes de vidro para organizar os utensílios na posição vertical próximo à bancada do fogão. Até a próxima e boa organização!
Imagens: Pinterest e acervo da autora